terça-feira, 19 de outubro de 2010

Tweed - um pouco de História da Indumentária.

Coincidências ou sincronicidades?
Ontem, dando aula de História da Indumentária, uma aluna me perguntou o que era Tweed. E, mais do que rápido me veio a lembrança um casaquinho que tenho em Tweed "caminho de trigo" cinza, que eu adoro por ser um clássico e por já ter pertencido a minha avó, minha mãe, tia e agora a mim.
Sim, isso é que é um clássico na moda, ou seja, não sai de moda.
Retrô, vintage, re-leituras e modernidades a parte, nada como um clássico.
E hoje, lendo o blog que gosto muito de uma amiga, o
http://duasformigas.blogspot.com/ , por coincidência o ou por mera sintonia, li sobre o Tweed Ride Curitiba, que aconteceu no dia 18 de setembro, como ela escreveu: "um encontro e passeio de bicicleta, onde os ciclistas se vestem com roupas de época, anteriores a década de 40, em especial roupas de tweed. No Tweed Ride, qualquer bicicleta é aceitável, mas é imprescindível que o integrante esteja vestido com o "drees code vintage"(roupas de estilos clássico a antigo). A idéia é recriar o espírito de uma época passada, onde haviam passeios elegantes sobre duas rodas".
O primeiro Tweed Ride (Tweed Run), aconteceu em Londres, em janeiro de 2009.
Um pouco da história:
O Tweed, para quem não conhece, é um tecido feito com fios de lã, bruto. A tecelagem dele é feita, normalmente, em ponto sarja, podendo também ser feita em outras variações. Existe um grande numero de tweeds, alguns confeccionados com fios finos e suaves, outros com fios mais duros e resistentes. Foi criado à margem do rio Tweed, que separa a Inglaterra da Escócia, por isso seu nome.
Tweeds são usados para "outerwear" informal, ou seja, para usar fora de casa em atividades ao ar livre como caça e tiro (que sou totalmente contra!) na Irlanda e no Reino Unido, por ser durável e resistente a umidade. "Lovat" é o nome dado para o tradicional tweed verde usado na Escócia.
O Tweed recentemente voltou à moda, e muitas lojas e designers que adotaram o material.
Bom, para mim o Tweed é eterno. Como já disse, um clássico que nunca sai de moda.
Também vemos o Tweed cobrindo os amplificadores da versão retrô e vintage da
Fender Tweed .
A primeira foto é do London Tweed Run - 2009

Um comentário:

  1. Olá

    Fiquei muito feliz com sua visita.
    Vim agradecer e retribuir o voto e a confiança. Acabo de votar em seu blog para o prêmio TopBlog, obrigada e BOA SORTE.

    Bjo

    ResponderExcluir